Voltando à rotina…

fabiano-lacerda-yoga-cintas

Já se passaram pouco mais de dois meses desde a minha cirurgia, e eu já comentei sobre alguns aspectos do período de recuperação. Hoje quero falar sobre como tem sido minha volta à rotina, pois apesar de eu ainda não estar fazendo tudo que fazia antes, já estou podendo retomar algumas atividades.

Quando completei 45 dias após o procedimento, minha médica me liberou para comer alguns alimentos reimosos. Quem já fez alguma cirurgia sabe que, durante o processo de recuperação – ou seja, de cicatrização- é necessário que alguns alimentos sejam evitados, como caranguejo e camarão, por exemplo. Fui liberado para comer esses alimentos, porém com bastante moderação. Hoje minha alimentação já não é tão restrita, pois já se passaram mais de 70 dias.  Também já estou podendo ir à praia, mas tenho que ter alguns cuidados, como passar bastante protetor solar e usar camisas UVS, já que devo evitar a exposição ao sol devido à cicatriz.

Voltando à rotina…

No que diz respeito a atividades físicas, como já completei 70 dias de cirurgia, já posso realizar caminhadas de 45 minutos a 1 hora, além de fazer alguns exercícios de musculação, desde que não seja na região do abdômen.

Também já posso dirigir, mas sem pegar trânsito muito intenso e percorrendo apenas curtas distâncias. Isso está sendo ótimo, pois voltei a fazer algumas atividades profissionais, como dar atendimento de coach e realizar palestras.

Aos poucos, estou recuperando minha independência, o que é muito positivo. Depender dos outros é algo que me incomoda e me deixa impaciente, e o que tem me ajudado bastante durante esse processo é o apoio psicológico. Precisar da ajuda dos outros quase o tempo é algo para qual não havia me preparado.

 

O que melhorou até o momento…

As roupas estão vestindo muito melhores agora! E isso é ótimo, pois dá aquela sensação de que, apesar de toda a dificuldade e esforço, valeu a pena. Antes, mesmo depois de ter perdido peso, eu vestia roupas um pouco maiores por causa do excesso de pele. Agora já consigo usar a numeração mais adequada.

Outra coisa que melhorou é que agora já consigo dormir de lado. Eu sempre dormi de bruços e, por conta da cirurgia, eu não pude dormir do jeito que estava acostumado, pois correria o risco de abrir os pontos. Por ter que dormir com a barriga para cima por muito tempo e não estar acostumado com essa posição, tive muitas noites mal dormidas.

 

Receio de ganhar peso…

Antes de realizar a cirurgia eu pesquisei muito, não apenas sobre o procedimento, preparação e cuidados, mas também relatos de pessoas que realizaram o procedimento. Muitas pessoas falavam sobre o incômodo de ficar parado. Muitas vezes não poder realizar uma atividade física pode ser uma “tortura” para quem perdeu muito peso e tomou gosto pelos exercícios. A pessoa entra em uma espécie de conflito psicológico, pois pensa que pode colocar a perder todo trabalho que já realizou, e fica com medo de engordar novamente.

Como eu sabia que isso era algo muito comum, eu antecipei esse problema. Comecei uma dieta mais balanceada alguns dias antes da cirurgia e, posteriormente, eu fiz uma dieta bem restrita, justamente pelo receio de voltar a engordar. Entretanto, sempre entendi que a alimentação saudável é tão importante quanto o esporte quando queremos manter o nosso peso. Acredito que não voltei a engordar, justamente por causa disso, e mantenho 100% meu foco em uma rotina saudável, com alimentação balanceada e atividades recomendadas.

De forma geral, se alguém me perguntar: valeu a pena? Eu diria que sim, que valeu muito a pena. Não me arrependo em nenhum momento de ter feito a cirurgia, e acho que todos que passam por uma jornada parecida com a minha devem considerar essa opção. Sempre contando com orientação médica e seguindo o aconselhamento de profissionais, claro. Mas vale a pena avaliar.

Ainda terei que passar por mais dois procedimentos:uma para retirar excesso de pele nas costas, e outra nas pernas. Estou 100% confiante, e tenho certeza de que meu pós-operatório será tranquilo como foi esse, primeiro graças a Deus, a todos profissionais e sobretudo você que esteve torcendo e orando por mim, muito obrigado.


Vamos em frente, vem comigo!

Portado em: ,

fabiano_vem_comigo

Fabiano Lacerda

Sou um baiano de raiz, com sorriso estampado, e feliz. Esta frase não é minha, mas resume bem a minha vida. Além disso, sou filho de nordestinos, palestrante, coach de vida e publicitário.

1 comentário

  1. Gislene em fevereiro 6, 2020 às 1:18 am

    Parabéns ! Você é um vencedor. Vendo seus vídeos sinto que eu e minha filha podemos emagrecer sim🤗

Deixe um Comentário