Por que decidi me desapegar do meu umbigo

Desumbigado é uma palavra criada por minha mãe para expressa o ato de ficar sem umbigo.

Depois de uma vasta pesquisa na internet, não encontrei outra pessoa que optou ficar sem umbigo por livro e espontânea vontade.

Se você me acompanha minhas redes sociais, deve ter visto uma série que fiz no stories falando sobre a cirurgia que fiz recentemente para a retirada do excesso de pele. Nos vídeos, conto que desde que comecei a planejar a cirurgia passei a considerar a possibilidade de ficar “desumbigado”, como diria a minha mãe!

Os dias que antecederam a cirurgia foram de reflexão para mim. Passei a pensar seriamente em ficar sem meu umbigo. Para muitos, a ideia poderia parecer loucura, mas para mim fazia sentido, e vou explicar por que nesse post.

Antes de mais nada, é importante entender duas coisas, a primeira é que foi uma questão de escolha própria, ou seja não foi um erro médico e nem problema de saúde. A segunda coisa é que o umbigo é apenas uma cicatriz resultante da queda natural do cordão umbilical ao nascermos, e se manifesta como uma depressão em nossa pele. Aprendi com minha cirurgiã, Ivonelia Neiva que o nosso umbigo não possui nenhuma ligação com os órgãos, e também não tem nenhuma função fisiológica. Contudo para alguns, sobretudo para as mulheres, o umbigo é necessário para manter uma harmonia estética e por ser uma área erógenas, que é uma região do corpo que pode causar excitação sexual. Ou seja, o umbigo não tinha nenhum utilidade prática para mim.

Agora que você entendeu que o umbigo não tem nenhuma função no organismo, e é apenas  uma questão de estética, acompanhe minha reflexão: 

Depois que eu emagreci 103 kg, comecei a perceber que era possível se ressignificar, dar um novo sentido para algumas áreas da vida. Não estou falando apenas do corpo, mas também das várias áreas das nossas vidas, como sentimental, profissional, emocional, etc.

Esse ressignificar é o que tem me levado cada vez mais além. Quando eu percebi que eu tinha a oportunidade de ressignificar a cicatriz de nascença do umbigo por uma cicatriz de uma nova vida que eu teria, que seria a cicatriz da abdominoplastia, eu comecei a pensar: por que não?

Orientação médica

Então, logo fui procurar aconselhamento médico e pesquisar sobre o umbigo. E quando eu percebi que ele não tinha função nenhuma, apenas a estética.

Muita gente também diz que o umbigo remete à sensualidade, mas não é o meu caso. Comecei a concluir que não tinha por que eu continuar com essa cicatriz. E comecei a amadurecer a ideia de o substituir pela cicatriz do abdômen.

Como eu tinha um grande excesso de pele, foi necessário fazer a cirurgia em formato de âncora: o corte é feito na horizontal, perto da virilha, mas também é feito na vertical.  

O corte vertical passaria por cima do meu umbigo, e foi quando eu comecei a perceber que eu poderia dar um novo significado para a cicatriz do umbigo, ou seja, substituir essa cicatriz de nascença pela marca de “nascer novamente”.

Olhando pro próprio umbigo

Outro fator que acabou sendo decisivo nessa minha escolha de ficar sem a cicatriz do umbigo foi o fato de que, nos dias atuais, nós olhamos muito para nós mesmos e nos esquecemos de olhar para o próximo.

Existe a célebre expressão “olhar para o próprio umbigo“, e o fato de eu estar mostrando para as outras pessoas que elas podem sim, mudar de vida, podem atingir os seus objetivos, cria o risco de que elas olhem demais para si e acabem se esquecendo do próximo. Pensando nisso, me decidi de vez a tirar o umbigo.

Outro fator é que não vale a pena mudar fisicamente, e não mudar mentalmente. Não importa eu querer parar de olhar pro meu próprio umbigo, se eu não mudar isso na mente. Por isso, decidi mudar meu aspecto físico, e também mental.

Mais uma vez, isso vem exemplificar o processo de se tornar uma pessoa mais saudável, e não simplesmente magra. E porque isso? Porque muitas vezes as pessoas emagrecem, mas se esquecem de mudar a mente, e isso impede que a transformação seja completa e elas mudem de fato de vida, e pra muito melhor.

Então, recapitulando: a minha escolha de ficar sem o umbigo, primeiramente partiu porque percebi que ele não tinha função nenhuma para mim, e por isso ficar sem ele não causaria nenhuma complicação fisiológica.

Em segundo lugar, foi quando eu comecei a perceber que seria uma atitude de ressignificação para que eu pudesse mostrar a mim mesmo, e para as pessoas ao meu redor, que é sim possível parar de olhar apenas para si próprio e olhar mais para o próximo.

E, em terceiro, não adianta eu simplesmente mudar o meu corpo se não mudar a mente. Não vai adiantar nada e não será benéfico para a minha vida. Essas foram as três razões que me levaram a me “desumbigar”, e não me arrependo!

Desumbigado é uma palavra criada por minha mãe para expressa o ato de ficar sem umbigo.
Depois de uma vasta pesquisa na internet, não encontrei outra pessoa que optou ficar sem umbigo por livre e espontânea vontade.

 

Portado em: ,

fabiano_vem_comigo

Fabiano Lacerda

Sou um baiano de raiz, com sorriso estampado, e feliz. Esta frase não é minha, mas resume bem a minha vida. Além disso, sou filho de nordestinos, palestrante, coach de vida e publicitário.

15 comentários

  1. Aline Costa em agosto 13, 2018 às 5:49 pm

    Fabiano, estava ansiosa para saber o motivo pelo qual optou por ficar “desumbigado”; e não me surpreendi pela nobre atitude, vindo de você não poderia ser diferente. Gratidão por você me motivar diariamente, você é um ser humano extraordinário!! P.s: ansiosa também pelo segundo livro, ou continuação do primeiro.

    • Fabiano Lacerda em agosto 14, 2018 às 12:36 am

      Aline, que bacana que curtiu!
      Estou quase concluindo o manuscrito do segundo livro, devo lançar até o inicio do ano que vem.

  2. Juliana Guimarães de Melo em agosto 13, 2018 às 7:08 pm

    Gratidão por compartilhar seu processo. Isso é uma grande motivação!!

  3. Tatiane França Izgazeta em agosto 14, 2018 às 1:19 am

    Fabiano amei a explicação ,melhor seria impossível,e a vida é assim ,cheia de significados ,e adorei vc ter compartilhado o seu conosco. gratidão.

    • Fabiano Lacerda em agosto 14, 2018 às 1:42 am

      Oi oi Tatiane, que massa que amou essa minha escolha, espero sempre poder compartilhar momentos de ressignificação com vocês!

  4. Kassandra em agosto 14, 2018 às 2:05 am

    Uauuuu!! Cada vez mais fã da sua história e de vc! Que maravilha de decisão, quanto significado!! Obrigada por compartilhar conosco! 👏👏👏👏👏😍 #gratidao

    • Fabiano Lacerda em agosto 14, 2018 às 7:31 am

      Oi oi Kassandra, que massa este seu feedback, eu também sou grato por todo carinho.

  5. Rick em agosto 14, 2018 às 11:31 am

    Muito nobre pensar dessa forma Fabiano! Deixou aqui minha admiração e meu respeito! 👏👏👏

    • Fabiano Lacerda em agosto 14, 2018 às 3:18 pm

      Rick, obrigado pelo feedback, pela admiração e o respeito. Estero sempre te surpreender.

  6. Camila em agosto 30, 2018 às 8:02 pm

    Oi Fabiano seu primo me falou sobre vc e vim ver suas matérias !!!! Parabéns pela determinação e de modo geral nos motivar a sempre buscar nosso melhor !!!

    • Fabiano Lacerda em outubro 23, 2018 às 1:49 am

      Oi oi Camila, que bacana isso!!!
      Obrigado pelo feedback.
      Abraços
      =)

  7. Monik em julho 9, 2019 às 8:52 pm

    Receba minha singela admiração pelo seu nobre desapego.

  8. Nini em maio 25, 2020 às 3:18 am

    Adorei o relato. Parabéns pela força de vontade e decisão de se desumbigar. :)))

Deixe um Comentário