Cuidados com a saúde durante o emagrecimento
Muita gente se esquece: perder peso é legal, mas o mais importante é mantermos nossa saúde!
Eu sempre faço questão de salientar que emagrecer muitos quilos sozinho é arriscado e que o ideal é contar com uma equipe multidisciplinar que o ajude no processo.
No meu caso, tive a sorte de contar com educador físico, nutricionista, fisioterapeuta e, é claro, com exames que detectaram meu estado de saúde antes, durante e depois do desafio.
Mesmo que você seja magro, mas queira mudar sua forma física, é muito importante ter acompanhamento profissional. Eu mesmo continuo tendo, e agradeço a todas as pessoas que colaboraram para atingir minha meta e que continuam ao meu lado. Ser magro não implica em ser saudável, assim como ser gordo não significa estar com a saúde em dia.
É muito provável que dietas malucas, por exemplo, só levem você a uma perda de peso momentânea. Você voltará rapidamente a engordar e, de quebra, prejudicará sua saúde. Lembre-se que, para emagrecer, você não precisará fazer jejuns ou passar fome.
Uma coisa muito interessante que descobri durante minha caminhada é que esse apoio profissional não me ajudou apenas a perder 100 kg e vencer um desafio, mas colaborou – e muito – em outros aspectos de minha vida.
A qualidade do meu sono, por exemplo, se elevou. Hoje durmo mais horas e não sofro tanto com minhas insônias, que antes eram frequentes. O acompanhamento adequado me levou até mesmo a melhorar meu cérebro. É verdade!
Aprendi com meu cardiologista que a falta de oxigênio e nutrientes pode acelerar a perda de neurônios e levar a doenças. Se você for uma pessoa ativa, os riscos podem diminuir muito. Exercitando-se, você aumenta a quantidade de sangue que chega ao cérebro. Isso faz com que mais oxigênio e nutrientes cheguem aos seus neurônios, deixando-os mais saudáveis e eficientes. A atividade física adequada também acarreta em melhora da saúde cardiovascular, ou seja, vasos, veias, artérias e coração aguentam mais “o tranco”. Se nossos vasos sanguíneos estiverem fragilizados, podemos sofrer um A.V.C. ou até mesmo um infarto.
Portanto, exercitar-se e, consequentemente, emagrecer, não trará benefícios apenas à sua autoestima. A saúde de todo o seu corpo só tem a ganhar, mas não se esqueça: nunca abra mão de um acompanhamento profissional adequado.
ATENÇÃO: Esse blog tem caráter meramente informativo, ele se baseia nas minhas experiências, um ex-obeso que perdeu 100 kg em um ano com a ajuda de profissionais. O processo de emagrecimento varia de pessoa para pessoa, por isso as informações contidas nos posts publicados não substituem o diagnóstico de especialistas. Para sua segurança, consulte sempre profissionais para obter orientações precisas.
Grande conteudo, muito obrigado por tanta informação de alta qualidade, aprendi muito por ter acompnhado esse seu trabalho de exelente qualidade, continue assim sempre!
Obrigado!