Como driblar as armadilhas da mente para manter-se nos cuidados com a saúde.

Armadilha

Como driblar as armadilhas da mente para manter-se nos cuidados com a saúde.

ArmadilhaPersistência e força de vontade. Foi nesses dois pilares que me apoiei para conseguir chegar à minha conquista e perder 100 kg em um ano. E tenho certeza que, se você se basear nessa dupla, também conseguirá atingir seu objetivo.

Como costumo dizer, durante meu processo de emagrecimento, eu me sentia como um soldado na linha de frente do campo de batalha. Eu precisava atravessar todos os obstáculos, que nesse caso são as tentações.

Essas barreiras aparecem uma após a outra. Há sempre uma festa que você precisa ir (com aquele churrasco que eu gosto), um colega oferecendo um pedaço de bolo, uma viagem… mas fique atento! Se você ceder uma vez, é possível que você perca tudo o que conquistou anteriormente, e volte à estaca zero.

Mulher-com-doceAs armadilhas são muitas: das escapadas, da desculpa “só por hoje”…, mas a vida é uma eterna luta entre desejo e renúncia, divertido e entediante. Após o esforço, vem a recompensa. De que lado você quer se colocar?

Então, aí vai a minha primeira dica: Até atingir sua meta não abra exceção, nem uma vez sequer. Sua certeza surpreenderá os outros e fará com que percebam que você está mesmo levando sua meta a sério. Assim, não só você fará com que não lhe “tentem” mais, poderá até convencê-los a seguir você na adoção de um estilo de vida mais saudável.

Quando abrimos exceções, notei que ficamos mais vulneráveis e propensos a ter medo. O sentimento depois disso é ficar paralisado e frustrado por perceber que traiu a si mesmo. E eu não estou apenas falando de alimentação.

Na academia, por exemplo, eu ia até mesmo quando estava resfriado. É claro que cada um deve saber seu limite e seu estado de saúde naquele momento. Mas é importante ter isso em mente: sempre haverá uma razão, por menor que seja, que seu cérebro criará para se manter na zona de conforto. Uma das coisas que eu fiz, por exemplo, foi trocar o sofá por uma bicicleta. Tire seu pensamento da preguiça! Exercício já! O dia é hoje, o momento é agora![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]_T7Y1284 - CopiaEu passei por uma situação complicada no início do desafio. Tive um calo no meu calcanhar de Aquiles, naquele lugarzinho que mais incomoda. Estava sedentário havia muito tempo e tinha acabado de comprar um tênis. Embora ele fosse adequado à minha pisada, a mudança na rotina fez surgir aquele bendito machucado.

Porém, eu sabia que, se eu desistisse da atividade física por causa daquilo, a chance de jogar toda a minha dedicação pelos ares seria enorme. Por consequência, eu perderia a aposta e a oportunidade de mudar de vida. Então, “sabendo onde meu calo apertava”, continuei mesmo assim. Foi uma das melhores decisões que tomei.

O início é sempre mais difícil. Mas, como diz o dr. Drauzio Varella: “suportar o primeiro quilômetro é fundamental. Superando-o, sua mente entenderá que você não está ali para brincadeira”! E tudo começará a ficar mais fácil e prazeroso. Portanto, paciência também é uma palavra-chave.

Não há fórmula milagrosa para perder peso. Não espere cair do céu. Você pode somente contar com sua própria força de vontade nessa caminhada. Resista, sempre!

ATENÇÃO: Esse blog tem caráter meramente informativo, ele se baseia nas minhas experiências, um ex-obeso que perdeu 100 kg em um ano com a ajuda de profissionais. O processo de emagrecimento varia de pessoa para pessoa, por isso as informações contidas nos posts publicados não substituem o diagnóstico de especialistas. Para sua segurança, consulte sempre profissionais para obter orientações precisas.

Portado em:

fabiano_vem_comigo

Fabiano Lacerda

Sou um baiano de raiz, com sorriso estampado, e feliz. Esta frase não é minha, mas resume bem a minha vida. Além disso, sou filho de nordestinos, palestrante, coach de vida e publicitário.

14 comentários

  1. Adriana Rodrigues de Oliveira em abril 17, 2017 às 9:02 pm

    Ótimo incentivo. Obrigada!

    • Fabiano Lacerda em abril 18, 2017 às 8:29 pm

      Que bom que gostou Adriana, semanalmente estarei postando aqui, será bom ter você por perto.

  2. Thiago Gomes em abril 17, 2017 às 11:57 pm

    Vc é show de dedicação e muito esforço!!!!

    • Fabiano Lacerda em abril 18, 2017 às 8:27 pm

      Muito obrigado Thiago!
      Ainda este ano estarei lançando um livro contando as motivações que encontrei para chegar até aqui.

  3. Kise Paraguassu em abril 19, 2017 às 9:31 pm

    Esperando seu livro ansiosa.
    Melhor incentivo não há!
    Parabéns 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

  4. Murilo Avelino em abril 27, 2017 às 5:11 pm

    Parabéns pela página, comecei esse mesmo projeto de vida e venho lhe seguindo no Insta e acabei vendo essa sua rotina.
    Vamos que vamos!!!

    • Fabiano Lacerda em abril 27, 2017 às 7:58 pm

      Obrigado Murilo!
      Fico muito feliz em saber que você anda por perto.

    • Fabiano Lacerda em junho 4, 2017 às 7:42 pm

      Obrigado Murilo

  5. Ricardo Castro em setembro 1, 2017 às 5:15 am

    Bom dia, vi sua reportagem e mexeu muito comigo, coloquei suas fotos antes e depois na tela do celular, tenho quatro filhos sendo um bebê de dois anos e uma princesinha de 5 anos que é especial e precisa de todo meu apoio, perdi meu emprego por estar obeso e c fibromialgia, me vi c 150 quilos um qse inválido sua história me motivou, preciso e vou perder 60 quilos p voltar a viver obrigado…

    • Fabiano Lacerda em setembro 1, 2017 às 5:44 am

      Oi oi Ricardo, que honra a minha poder ser influenciador na sua mudança.
      Saiba que os verdadeiros corajosos são aqueles que tomam uma atitude mesmo com medo. Imagino o medo que você esteja vivendo, mas saiba que de você junta uma idia com uma ação o resultado é transformação.
      Ideia + Ação = Transformação

  6. André Luiz Vieira Limeira em setembro 2, 2017 às 1:58 am

    Parabéns.. Sucesso… Vou seguir seu exemplo… VOU EMAGRECER… Quando tiver uma palestra na região de Campinas, com certeza estarei lá… Um abraço.

    • Fabiano Lacerda em setembro 4, 2017 às 2:04 am

      André, fico feliz em saber que posso se mover!
      Sobre a palestra em Campinas, ainda não tenho previsão.

  7. Suzana em janeiro 14, 2018 às 6:45 pm

    Oi, estou impactada hj assisti sua reportagem esportes espetacular.
    Realmente é motivador, com 102 kg, tenho motivos de sobra para te seguir…. parabéns

Deixe um Comentário