6 motivos para ter uma vida saudável
É possível que, quando você pensa em emagrecer, alguns outros pensamentos surjam em sua mente: “Ah, mas por quê? Estou bem assim!”, “Vai dar muito trabalho, deixa como está”, “As outras pessoas é que são muito preocupadas com a aparência” e por aí vai.
Essas são armadilhas do seu cérebro para impedir que você mude de vida já. Mas seis pontos vão convencer você de que é preciso atingir o peso ideal:
Saúde – Acho que todo mundo já está cansado de ouvir que o excesso de peso causa incontáveis doenças, desde a compulsão alimentar até os distúrbios cardíacos. Saiba que, mesmo aquela “gordurinha” ao redor da cintura que parece inocente para você é extremamente nociva e pode levá-lo até mesmo à morte.
Execução de tarefas – Para quem é gordo, é complicado, e até mesmo constrangedor, executar as tarefas que, para outros, são simples. Por exemplo, abaixar para amarrar o tênis, sentar em locais apertados, pegar ônibus cheio. Até na fila do restaurante me olhavam feio… rsrsrs… “Esse cara vai demorar”, deviam pensar.
Autoestima – Um estudo publicado na revista científica “Pediatrics” revelou que, entre crianças de oito a 11 anos, basta ser obeso para ter maior risco de sofrer bullying. Quem foi gordinho na infância cresce com a autoestima abalada, mas é possível frear esse processo, tomar uma atitude quando adulto e, finalmente, emagrecer.
Relacionamentos – O excesso de peso causa problemas interpessoais sérios. Feita com mais de 58 mil pessoas, uma pesquisa mostrou que aproximadamente um em cada quatro casos de obesidade está associado a algum distúrbio de humor ou ansiedade. Como se dar bem com os outros desse jeito, não é?
Ânimo – Perder peso é uma conquista que leva muitas pessoas a adquirir o ânimo perdido. Isso leva a ter motivação para colocar em prática outras mudanças importantes na vida. Há quem teve coragem de planejar aquela tão sonhada viagem que ficava só nos sonhos. Afinal, o céu é o limite para quem conseguiu emagrecer!
Novos prazeres – Se você pensa com tristeza nas “delícias” que terá de deixar para trás durante um regime, imagine o contrário: quantos prazeres serão revelados a você nesse processo? O gosto pelo esporte, por novos alimentos, pela paquera… Nenhum gosto é definitivo. Você pode mudá-los. Quem pode provar que um alimento é mais gostoso que outro? Muitas vezes, é o hábito que dita o que é prazeroso para você.
Observe que estou relacionando apenas seis itens aqui, mas, se você pensar bem, encontrará inúmeras razões para emagrecer. Cada um tem uma motivação particular dentro de si. Procure-a porque, certamente, essa será ainda mais forte do que todas as outras que citei aqui. E, a partir daí, basta dar o primeiro passo.
Vem comigo!
ATENÇÃO: Esse blog tem caráter meramente informativo, ele se baseia nas minhas experiências, um ex-obeso que perdeu 100 kg em um ano com a ajuda de profissionais. O processo de emagrecimento varia de pessoa para pessoa, por isso as informações contidas nos posts publicados não substituem o diagnóstico de especialistas. Para sua segurança, consulte sempre profissionais para obter orientações precisas.