Nascer de novo – Edição 46 – Revista Let´s Go

Fabiano_Lacerda_Revista_LetsGo_46

Para nós, seres humanos, o nascimento está ligado a se desprender do outro, cortar o laço com alguém que nos ama e assumir a condição de individualidade.

O cordão umbilical é o maior símbolo disso, pois, quando nascemos, a primeira coisa que o médico faz é cortar o cordão, justamente o vínculo que une a mãe e o filho desde a sua formação.

Ao longo de nossas vidas, nos encontramos em situações semelhantes às que experimentamos no nascimento: grandes separações, grandes recomeços, etc.

Isso nos mostra que nascer não é um momento, e sim, um processo que acontece várias vezes ao longo da vida. Nascemos de novo muitas vezes, embora nem sempre compreendemos isso com facilidade, e de imediato.

Você provavelmente já enfrentou uma situação assim: um amor mal correspondido, a perda de um ente querido ou a escolha de uma nova profissão, abandonando uma ocupação que já não te faz feliz. Enfim, são diversas situações que enfrentamos, e que colocam à prova o que acreditávamos ser.

A vida é que nos coloca diante desse tipo de experiência, na maioria das vezes. Mas o “nascimento” também pode ser um processo voluntário. Isso acontece quando ele parte de uma decisão que tomamos quando notamos que um ciclo se encerra, e que é hora de inaugurar um novo. É hora de renascer.

Renascer é se permitir a viver de forma diferente, cultivar um novo olhar e construir uma nova história, além de ressignificar momentos ruins do passado.

Desabrochar para o novo

Sobre nascer de novo, de uma coisa podemos ter certeza: nunca seremos tão indefesos como éramos da primeira vez em que nascemos. Mas, ao longo da vida, teremos que voltar a nascer em repetidas oportunidades.

Gosto de dar ênfase a essa palavra: oportunidades. Quando algo negativo acontece em sua vida, qual a sua primeira reação? Ficar angustiado? Reclamar? Ninguém costuma parar pra pensar que, quando algo não sai como o planejado, abre-se uma nova oportunidade diante de nós, de aprendermos com o erro e fazer diferente da próxima vez.

Eu sei que pode ser difícil, pois com os erros, vêm também os traumas que nos acompanham, é algo quase que inevitável. Por isso, a figura do coach é muito importante, pois o processo de coaching nos permite acessar e identificar quais aspectos estão sabotando a nossa evolução emocional e comportamental.

Muitas vezes não encontramos as respostas que procuramos, pois nem imaginamos que elas estão mais próximas do que imaginamos: dentro de nós mesmos. São experiências que vivenciamos no passado que fazem com que tomemos certas decisões ao longo de nossas vidas.

Nesse caso, o coach vem como uma peça essencial para nos ajudar mergulhar a fundo dentro de nós mesmos, para nos auto-descobrir e assim alcançar memórias, sonhos, valores, crenças e diversos aspectos inerentes à história de vida, redescobrindo nossa essência e almejando novos horizontes.

A vida é o maior presente que podemos receber. Por isso, se for preciso “morrer” em vida para renascer, que a sua escolha seja sempre renascer ainda melhor.

Confira a versão completa da revista em letsgobahia.com

Let’s Go Bahia é uma tradicional revista de comportamento e lifestyle do estado da Bahia.

Portado em:

fabiano_vem_comigo

Fabiano Lacerda

Sou um baiano de raiz, com sorriso estampado, e feliz. Esta frase não é minha, mas resume bem a minha vida. Além disso, sou filho de nordestinos, palestrante, coach de vida e publicitário.

Deixe um Comentário