Viver e ressignificar – Edição 45 – Revista Let´s Go

Fabiano_Lacerda_Revista_LetsGo_Bahia

Quantas vezes você se viu em uma situação em que sentiu que era preciso dar um novo rumo à sua jornada? Algumas circunstâncias nos levam a isso, e temos sempre a oportunidade de nos redescobrir e criar um significado diferente para nossa própria história.

Mas ressignificar nem sempre é fácil, pois é um processo que envolve escolhas. As verdadeiras mudanças acontecem de dentro pra fora, quando a pessoa se olha no espelho e percebe que aquele “personagem” não serve mais, e que é preciso encontrar uma nova “persona”. A ressignificação começa com uma profunda e verdadeira auto-análise, e é a partir daí que um indivíduo transformado nasce.

Recomeçar pode ser desafiador, principalmente para direcionar os pensamentos. Isso acontece porque aquele indivíduo cai sempre na armadilha das crenças limitantes, que são interpretações negativas que se assume como verdadeiras, mas que na verdade são falsos, ou não são verdades absolutas como se acredita. As crenças limitantes impedem o pleno desenvolvimento e fazem com que habilidades sejam desperdiçadas, pois a pessoa duvida o tempo todo do seu potencial.

É nessa hora que o coaching se torna uma ferramenta fundamental, para derrubar as crenças limitantes e fazer com que o indivíduo explore por completo suas habilidades, sem receio de deixar pra trás aquele papel que não lhe serve mais. O “coach” acelera o processo de redescoberta e guia o indivíduo em sua mudança, tornando cada passo mais impactante.

 

Existem formas de “driblar” o medo de recomeçar, e listei 5 passos:

Acredite em si mesmo

Parece clichê, mas é a mais pura verdade: se você não tiver fé em você mesmo, quem terá? Aposte em você e saiba que todo o esforço será recompensado. Você terá orgulho de ter seguido em frente, mesmo com os obstáculos, e alcançado o seu objetivo.

Assuma a mudança

Muitas vezes temos vontade de mudar, mas nos falta determinação. Queremos promover a mudança, mas ao mesmo tempo nos esquivamos dela, cultivando desculpas e falando com pouca segurança da transformação que iremos promover. Isso enfraquece nosso objetivo e diminui nossa motivação. Para que o processo de ressignificação, que é muito individual, dê certo, é preciso ter fé cega nele. Por isso, acredite e “abrace” a mudança desde o início, dentro de você mesmo.

Crie novos hábitos

É impossível mudar de vida sem mudar de hábitos. Afinal, nossa vida é feita deles, já que todos os dias, ao menos em alguns momentos, seguimos um “ritual”: acordamos, tomamos café, nos dirigimos ao trabalho, etc. Planeje a nova rotina que você manterá o foco.

Mude as palavras

Crie um discurso positivo sobre si mesmo, dizendo o quanto você quer ressignificar a sua vida, e descrevendo o que está fazendo para alcançar esse objetivo. Se possível, repita frases positivas diante do espelho, isso ajuda a aumentar a auto-confiança e a motivação.

 

Tome uma atitude

De nada adianta traçar planos se não colocá-los em ação. Você tem potencial para chegar aonde quiser, só precisa saber quais são seus objetivos e habilidades e identificar como alocar a sua energia na direção correta. E, para isso, o suporte de um “coach de vida” faz toda a diferença. Invista em você e ressignifique a sua vida, você pode!

 

Confira a versão completa da revista em letsgobahia.com

Let’s Go Bahia é uma tradicional revista de comportamento e lifestyle do estado da Bahia.

Portado em:

fabiano_vem_comigo

Fabiano Lacerda

Sou um baiano de raiz, com sorriso estampado, e feliz. Esta frase não é minha, mas resume bem a minha vida. Além disso, sou filho de nordestinos, palestrante, coach de vida e publicitário.

Deixe um Comentário